O poder dos alimentos termogênicos

Alimentos que prometem acelerar o metabolismo e potencializar a perda de peso

Hoje se fala muito de alimentos que prometem acelerar o metabolismo e potencializar a perda de peso, os chamados termogênicos. Os principais alimentos difundidos como termogênicos são os chás, o café, a canela, o gengibre, a pimenta e o óleo de coco, porém ainda não existem muitos estudos que apontem exatamente como eles funcionem, a dose exata necessária para trazer algum benefício à saúde e a melhor forma de serem consumidos. Ainda assim, são alimentos que trazem certos benefícios ao organismo, auxiliando de alguma maneira na perda de peso. Esses alimentos podem fazer parte da alimentação da maioria das pessoas sem restrição, mas a principal recomendação é que não se faça uso de suplementos sem orientação de um médico ou nutricionista, já que o que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para você.

Chá verde – possui muitos compostos bioativos, ou seja, que trazem benefícios ao corpo humano, entre eles substâncias com ação antioxidante, anti-inflamatória e termogênica. Ele possui substâncias chamadas polifenóis que auxiliam na redução da absorção de gordura e no envio de sinais de saciedade, o que auxiliaria no processo de perda de peso. Alguns compostos, porém, podem prejudicar a absorção de certos nutrientes provenientes da alimentação, então o seu consumo deve ser feito longe do almoço e jantar.

Chá de hibisco – na verdade, o chá de hibisco não possui ação termogênica, como algumas pessoas acreditam. Por ter um alto poder diurético, ele faz com que a retenção de líquidos no organismo seja reduzida, o que dá a sensação de diminuição de inchaço, o que é diferente de perda de peso. Além disso, possui compostos antioxidantes, que contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares.

Café – possui cafeína, substância que é altamente estimulante. Por isso, é associado a uma maior disposição para a prática de atividades físicas. Porém deve ser consumido com cuidado, principalmente por pessoas com problemas de pressão ou cardíacos.

Canela, gengibre e pimenta – são associadas a um aumento da temperatura corporal, o que aceleraria o metabolismo e significaria que têm um efeito termogênico.

Óleo de coco – amplamente divulgado como auxiliar na perda de peso, até hoje nenhum estudo apontou se realmente esse benefício é real. Recentemente, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia lançou um posicionamento contra o uso de óleo de coco com função de emagrecimento, já que, além dos poucos estudos realizados, o óleo de coco possui gorduras saturadas em quantidades elevadas, o que pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Fonte: www.segs.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *