Você já ouviu falar em Dislipidemias?

O termo faz referência ao aumento dos níveis de lipídeos – gorduras – no sangue, principalmente do Colesterol e Triglicérides.

Dislipidemia é o aumento dos níveis de lipídeos ( no sangue, principalmente do Colesterol e Triglicérides A dislipidemia aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Existe também a hipercolesterolemia familiar, que é uma doença de herança autossômica dominante, sendo caracterizada pela elevação do Colesterol Total e do LDL.

O colesterol é um tipo de gordura (que circula na corrente sanguínea), que está presente em todas as células do organismo, sendo produzido principalmente pelo fígado, onde 70 dele é fabricado pelo organismo 30 é adquirido pela alimentação e 20 a 25 é sintetizado pelo fígado diariamente.

Para ser transportado pelo sangue, o colesterol precisa se ligar a substâncias chamadas lipoproteínas, sendo as mais relevantes o LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom).

Para entender melhor sobre a doença, você pode fazer o download do material completo preparado por Maralisi Clemente, nutricionista
da Unimed Rio Preto clicando AQUI.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *