Você já ouviu falar em Dislipidemias?
O termo faz referência ao aumento dos níveis de lipídeos – gorduras – no sangue, principalmente do Colesterol e Triglicérides.
Dislipidemia é o aumento dos níveis de lipídeos ( no sangue, principalmente do Colesterol e Triglicérides A dislipidemia aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Existe também a hipercolesterolemia familiar, que é uma doença de herança autossômica dominante, sendo caracterizada pela elevação do Colesterol Total e do LDL.
O colesterol é um tipo de gordura (que circula na corrente sanguínea), que está presente em todas as células do organismo, sendo produzido principalmente pelo fígado, onde 70 dele é fabricado pelo organismo 30 é adquirido pela alimentação e 20 a 25 é sintetizado pelo fígado diariamente.
Para ser transportado pelo sangue, o colesterol precisa se ligar a substâncias chamadas lipoproteínas, sendo as mais relevantes o LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom).
Para entender melhor sobre a doença, você pode fazer o download do material completo preparado por Maralisi Clemente, nutricionista
da Unimed Rio Preto clicando AQUI.
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!